quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Aragem em forma

O amigo da Classe e sobrinho do comandante Kurt Wolff, Miguel Daddario, muito gentilmente enviou-nos estas belas fotos do Aragem em plena forma, nos anos 70.

O Aragem no ICRJ, em 1970


Mestre Gomes - "ship-shape and Bristol fashion"

Baixo, copiamos a íntegra de sua mensagem.

"Caro Marcos,

Eu tenho algumas fotos da temporada de 1970 da classe Carioca, mas como corri aquela temporada como proeiro do "Aragem" tenho mais fotos de outros barcos, e do proprio Aragem" só tenho duas fotos que estou enviando em anexo. 

A primeira é do barco na carreta, em frente ao hangar dos Cariocas. A ocasião era o primeiro teste de um novo spinnaker "Aug Meyer" em setembro de 1970. Aparecem na foto, da esquerda para a direita, Mestre Gomes, meu tio Kurt, Carlos Zayas, um marinheiro de quem não me lembro mais do nome, e o Madragoa, que correu também no "Aragem" antes de comprar o próprio barco.

A segunda é do Mestre Gomes timoneando o barco, o qual ele mantinha "ship-shape and Bristol fashion".

O Carioca é um barco belíssimo e uma das mais equilibradas versões do Jollenkreuzer.

Estou aqui torcendo para que o seu projeto de restauração seja um grande sucesso.

Miguel Daddario

Um comentário:

Tocas de Igatu disse...

Você se lembra do Matusalem? Pois é. Era um Carioca de 1943 que foi meu primeiro barco. Comprei-o em 1983 para reformá-lo. Construí um galpão para ele mas não consegui... a vida deu outras voltas e o doei para um amigo que prometeu reformá-lo. Não o fez mas comprou outro casco e aproveitou suas gaiutas, leme e bolina além do mastro de alumínio! Ficou muito bom, com o mesmo desenho do mastro original de madeira.
Fico muito feliz com os velejadores que estão restaurando os Cariocas. Lindo desenho. Valia a pena construí-lo de fibra pra recriar uma classe tão clássica e tão marinheira.
Parabéns!